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AJUDA / CONTATOS

CRIAR NOVO CONTATO

Em CONTATOS > NOVO cadastrar:
- Nome
- Email (* obrigatório)
- Data de nascimento
- Manter status de envio como ativado
- Escolher a vinculação a um ou mais grupos (* obrigatório)

IMPORTAR LISTAS DE CONTATOS

Em CONTATOS > IMPORTAÇÕES (CSV):
- Clicar em NOVA IMPORTAÇÃO
- Escolher o grupo que receberá os contatos
- Clicar em Salvar
- Selecione o arquivo CSV em seu computador (ver item Arquivos CSV mais abaixo).
- Marque o primeiro checkbox somente se tiver novas informações de cadastros existentes (nome e data de nascimento) que queira atualizar.
- Marque o segundo checkbox somente se quiser importar apenas os emails ainda não existentes em outros grupos do sistema.
- Clicar em Enviar arquivo
- Conciliar os campos do cabeçalho do arquivo a ser importado com os campos correspondentes nos select box à direita.
- Clicar em Confirmar e salvar importação.
- Após o upload do arquivo ser finalizado, a importação aparecerá no painel com o status de Aguardando.
A conferência e separação de duplicidades e de arquivos inválidos se dão diretamente no servidor, com o resultado sendo disponibilizados apenas alguns minutos após. Mas você poderá sair desta tela, liberando seu navegador para outras atividades enquanto o processamento interno ocorre.

ARQUIVOS CSV

O sistema importa arquivos com formato CSV, padrão Microsoft. Portanto os arquivos de Planilhas do Excel (XLS) devem ser "salvos como" CSV.
Quais os cuidados quanto aos arquivos a serem importados?
- Verificar se o arquivo está com os cabeçalhos corretamente colocados, indicando qual dado está colocado em cada coluna (nome ou e-mail, por exemplo).
- Verificar se não existem espaços em branco ou caracteres indesejados antes ou depois do endereço colocado no campo e-mail.
- Cada campo de e-mail deverá conter apenas um endereço. Caso existam mais, devem ser separados, um por linha, para não gerar um endereço inválido.

VERIFICAR O RESULTADO DE UMA IMPORTAÇÃO

Após ter se finalizado o processamento da importação, isto sinalizado no painel na coluna Status,juntamente com os seguintes dados:
- Data da importação
- Nome do arquivo CSV importado
- Nome do grupo de destino
- Total (número total de emails no arquivo original)
- Únicos (número de emails únicos no arquivo original, a diferença deste número do total representa o número de duplicidades existentes no arquivo)
- Novos (número de emails ainda não existente no sistema e que foram incorporados ao seu mailing geral)
- Existentes (número de emails já existentes no sistema, no grupo de destino ou mesmo em outros grupos.
Neste caso o email tem realizada sua vinculação ao grupo de destino e suas eventuais novas informações de nome e data de nascimento sobrescritas, se isto foi escolhido na hora da importação).
- Inválidos (emails considerados inválidos no processo de importação (sem @, com espaços ou caracteres estranhos, por exemplo. Este emails são importados para o grupo de destino, mas seu status de envio é alterado para Desativado, podendo ser excluídos através de pesquisa e comando de exclusão. Também é disponibilizada a opção de exportar uma lista de todos os considerados inválidos, para análise e/ou correção).
Os dados do painel de importações são limpos periodicamente, ficando disponíveis por 60 dias a partir da data da importação.

VISUALIZAR E PESQUISAR LISTAS DE CONTATOS

Podem-se visualizar listas de contatos de duas maneiras:
1. Na HOME (grupo a grupo)São visíveis todos os grupos que contenham pelo menos um contato ativado para envio.
O número de contatos ativados de cada grupo aparece sempre ao lado do seu nome.
Ao se clicar sobre o nome do grupo se acessa sua lista de cadastrados.
2. EM CONTATOS > PESQUISAR
Além da busca por nome e endereço de email, pode-se buscar todo o mailing ou grupos inteiros com filtros de:
- Ativados
- Desativados
- Todos (ativados e desativados)
No caso de desativados pode-se refinar a busca por motivos de desativação:
- Bounce (retorno de erros, como email ou host não encontrado).
- Optout (solicitação do destinatário, em link existente na mensagem).
- Blacklist (solicitação direta do destinatário para o não recebimento de mensagens).
- Desativação manual (pelo próprio administrador da conta).
- Inválido (email considerado inválido na importação).
Período de aniversário (data inicial/data final).

DAR COMANDOS PARA OS RESULTADOS DAS LISTAS DE CONTATOS

Ordenação:
Pode-se ordenar a lista, em ordem alfanumérica crescente ou decrescecente de nomes ou emails, clicando-se sobre o título da coluna correspondente.
Busca interna:
Pode-se filtrar a lista, por nomes ou emails, preenchendo-se o campo abaixo da lista (ex.: todos os emails @gmail.com dentro daquele resultado ou grupo).
Edição de contatos:
Ao lado de cada cadastrado existe um ícone de edição dos dados do contato.
Comandos:
Pode-se realizar várias ações com a lista exibida.
Em primeiro lugar deve se escolher quais os contatos que receberão este comando:
- Somente os contatos marcados, através das checkboxes existentes ao lado de cada cadastro.
- Em todo o resultado, seja o grupo inteiro ou o resultado de alguma pesquisa específica.
Na sequência, se escolhe o tipo de ação desejada:
- Ativar envio.
- Desativar envio.
- Transferir para outro grupo (transferência para outro grupo, mas retirando os contatos de seus grupos originais).
- Criar novo grupo (cria novo grupo e copia automaticamente os contatos, mantendo os contatos também em seus grupos originais).
- Excluir do grupo (exclui os contatos daquele grupo, mas mantém os mesmos no sistema, se estiverem vinculados em outros grupos).
- Excluir do sistema (exclui os contatos de todos os grupos existentes no sistema).
- Exportar para arquivo CSV (exporta os contatos em arquivos formato CSV)